O benefício de gratuidade de justiça a estrangeiros no Brasil e o novo código de processo civil brasileiro
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Benefício de gratuidade de justiça
Estrangeiros
Tratados internacionais
Novo Código de Processo Civil
Brasil

Comment citer

Vinicius Torres Pereira, M. (2016). O benefício de gratuidade de justiça a estrangeiros no Brasil e o novo código de processo civil brasileiro. Revista De La Secretaría Del Tribunal Permanente De Revisión, 360–377. https://doi.org/10.16890/rstpr.a4.n7.p360

Résumé

Este artigo fala da concessão do benefício da gratuidade de justiça a estrangeiros no Brasil. É analisada a possibilidade de sua concessão tanto a estrangeiros residentes no Brasil, como a estrangeiros que não residam no Brasil, bem como seu gozo por pessoas naturais ou jurídicas.  Este estudo analisa a jurisprudência e a legislação interna brasileira sobre o tema, especificamente a Lei 1.060/50 e o Novo Código de Processo Civil. Também são inventariados os tratados internacionais adotados pelo Brasil, que preveem o benefício da gratuidade de justiça a estrangeiros: os principais tratados multilaterais universais, os tratados no âmbito do MERCOSUL e os tratados bilaterais com outros Estados. A conclusão confirma a ampla concessão do benefício da gratuidade de justiça a estrangeiros no Brasil, corroborada pelo Novo Código de Processo Civil, que se dedicou especificamente ao tema.

 

https://doi.org/10.16890/rstpr.a4.n7.p360
PDF (Português (Brasil))

Références

DEMO, Roberto Luís Luchi. “Assistência Judiciária Gratuita”. Revista dos Tribunais. 2002, nº 797, p. 727-764.

DOLINGER, Jacob. Direito internacionalprivado: parte geral. 8ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.

LENZ, Luis Alberto Thompson Flores. “Da Concessão da Assistência Judiciária Gratuita às Pessoas Jurídicas e aos Entes Beneficientes”. Revista dos Tribunais. 1991, nº 674, p. 63-69.

RECHSTEINER, Beat Walter. Direito internacional privado: teoria e prática, 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

VALLADÃO, Haroldo. Direito internacional privado. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1978, vol III.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.