CODESUL/CRECENEA-LITORAL: Aspectos de um Projeto da Paradiplomacia no MERCOSUL
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

CODESUL/CRECENEA-LITORAL
Paradiplomacia
Governos Subnacionais
Integração Subnacional

Comment citer

Caldeira, A. L. (2019). CODESUL/CRECENEA-LITORAL: Aspectos de um Projeto da Paradiplomacia no MERCOSUL. Revista De La Secretaría Del Tribunal Permanente De Revisión, 7(13), 77–94. https://doi.org/10.16890/rstpr.a7.n13.p77

Résumé

Este artigo versa sobre o CODESUL/CRECENEA-LITORAL, projeto de integração subnacional que envolve os estados brasileiros do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e as províncias do nordeste argentino de Corrientes, Chaco, Entre Ríos, Formosa, Misiones e Santa Fe. Tal iniciativa remonta ao período de reaproximação entre Brasília e Buenos Aires na década de 1980, e se consolida a partir do instituto do Foro Permanente de Governadores, reuniões semestrais que, desde 1995, se dedicam ao aprofundamento da cooperação entre as regiões. O artigo propõe o resgate histórico de um projeto pioneiro, cujo avanço tem sido obstado pelos limites formais das paradiplomacia argentina e principalmente brasileira. Esse conceito é recente no campo das relações internacionais e remete à faculdade outorgada pelos governos centrais, tradicionais detentores de um monopólio na condução da política externa, aos seus entes federados, de firmarem contatos com unidades congêneres de outros países. O problema é que a paradiplomacia, no Brasil e na Argentina, continua a ser desenvolvida à margem de um reconhecimento expresso do Estado; e tal conduta omissiva, nesse sentido, tem dificultado o avanço nas tratativas do CODESUL/CRECENEA-LITORAL. Todavia, é inegável que o Projeto tenha produzido uma cooperação mais ativa entre seus membros.

https://doi.org/10.16890/rstpr.a7.n13.p77
PDF (Português (Brasil))

Références

ANTUNES, Fernanda. “Codesul/Crecenea-Litoral: desafios de uma iniciativa sub-regional”. Relatório de conclusão de estágio supervisionado apresentado para conclusão do curso de relações internacionais da UNIVALI. São José, 2000.

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Estado Nacional e Política Internacional na América Latina. 2ª ed. São Paulo: Ensaio, 1995, p.274-275.

BRANCO, Álvaro Chagas Castelo. “A Paradiplomacia como Forma de Inserção Internacional de Unidades Subnacionais”. PRISMAS: Dir., Pol. Pub. e Mundial 2007, volume 4, número 1, pp. 48-67. Disponível em: http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/prisma/article/viewFile/216/214

DALMASSO, Elsa Inês. “O desafio sub-regional no Mercosul: o caso do Crecenea-Codesul”. Dissertação apresentada para conclusão do mestrado em relações econômicas e sociais internacionais da Universidade do Minho. Braga.

ERVO, Amado Luis; BUENO, Clodoaldo. História da Política Exterior do Brasil. 2ª ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2002.

GOVERNOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E REPÚBLICA ARGENTINA. Protocolo Número 23 – Regional Fronteiriço. Buenos Aires: mimeografado, 1988.

MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, Regina. Para entender o Mercosul. 10 ed. São Paulo: Moderna, 1996.

MERCOSUL. Protocolo de Intenções: Programa de Integração das Fronteiras do Mercosul. Canela: mimeografado, 1991.

OLIVEIRA, Henrique Altemani de. Política Externa Brasileira. São Paulo: Saraiva, 2005.

PRAZERES, Tatiana Lacerda. “Federalismo e Relações Internacionais: a atuação dos Estados brasileiros no âmbito externo”. Relatório de conclusão de estágio supervisionado apresentado para conclusão do curso de relações internacionais da UNIVALI. São José, 2000.

RODRIGUES, Gilberto Marcos Antonio. “Paradiplomacia e Direito Internacional no Brasil”. Trabalho apresentado no GT Direito Internacional Contemporâneo do XV Encontro Preparatório do Conpedi. Recife: junho de 2006. Disponível em: http://conpedi.org/manaus////arquivos/anais/recife/direito_intern_gilberto_rodrigues.pdf

SILVA, Hebe Teixeira Romano Pereira da. O que o Brasil precisa saber sobre o Mercosul. Brasília: Brasília Jurídica, 1999.

SIQUEIRA, Marcos Targino. “A Paradiplomacia como Alternativa para o Desenvolvimento Regional”. Periódico Cenário Internaciona [On-line]. São Paulo: Cenário Internacional, 2008. Disponível em: http://www.cenariointernacional.com.br/ri/default3.asp?s=artigos2.asp&id=33

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.