Resumo
A exceção de exigência de caução ou cautio iudicatum solvi consiste na exigência ao demandante estrangeiro, como condição prévia ao início de uma ação perante um tribunal nacional e como um pré-requisito para a viabilidade do processo, de que garanta antecipadamente o pagamento das custas processuais por meio da prestação de caução. Compõe um plexo mais ou menos rígido de exceções e medidas cautelares fundadas na condição estrangeira de uma das partes no processo. Questionada, a baixa adesão fez com que sua presença em textos normativos fosse gradualmente suprimida. No entanto, e de forma isolada, sua sua exigência reaparece, mas não sua prosperidade. O objetivo da apresentação é analisar suas peculiaridades e sua efetiva razão de imposição dentro ou fora de um bloco integrado.
Referências
CORTES DOMINGUEZ, Valentin. Derecho Procesal Civil Internacional. Madrid: Ed. Edersa, 1981.
COUTURE, Eduardo J. Fundamentos del Derecho Procesal Civil. Buenos Aires: Depalma, 1951.
ESPINAR VICENTE, José María. Derecho procesal civil internacional. Madrid: Ed. La Ley, 1988.
GASCÓN INCHAUSTI, Fernando. “Medidas Cautelares. Derecho Procesal Civil Europeo”. En: DE LA OLIVA SANTOS, Andrés (ed). Competencia judicial internacional, reconocimiento y ejecución de resoluciones extranjeras en la Unión Europea. Madrid: Ed. Aranzadi, 2012.
GONZÁLEZ CAMPOS, Julio y RECONDO PORRUA, Rodrigo. Lecciones de Derecho Procesal Civil Internacional. Bilbao: Ed. Universidad de Deusto, 1981.
RAMOS MÉNDEZ, Francisco. Jurisprudencia Civil Internacional. Barcelona: Ed. Bosch, 2001.