Resumo
O processo de integração econômica na América Latina antecedeu a própria integração da Comunidade Europeia, concretizadas por meio das ações de Simon Bolívar, um idealista revolucionário que contribuiu de forma decisiva com o processo de independência de vários paí¬ses latino-americanos no século XIX, promovendo a integração econômica e cultural da América Latina. Nesse sentido, evidencia-se que Simón Bolívar, cujo sonho era recuperar a unidade latino-americana, lutou para realizar o primeiro tratado da união latino-americana, que foi o Tratado de União, que estabelecia a Liga e Confederação Perpétua entre as Repúblicas da Colômbia, Peru, América Central e o México e pela organização da Grã-Colômbia unindo Colômbia, Peru, Venezuela e Equador. Foi eleito presidente da Grã-Colômbia, mas com a destruição de seu ideal de união, renunciou ao poder.
Referências
ACCIOLY Elizabeth, GUERRA Sidney (2006) O direito internacional privado em uma perspectiva comparada: Cooperação judicial no Mercosul e União Europeia. Curso de direito internacional privado. Rio de Janeiro: Freitas Bastos.
ACCIOLY Elizabeth (2005) “Um olhar crítico sobre o Protocolo de Olivos para Solução de Controvérsias do Mercosul”. Temas de integração. 1º Semestre de 2005, n. 19, Coimbra: Editora Almedina.
ALMEIDA Paulo Roberto (1993) O Mercosul no contexto regional e internacional. São Paulo: Edições Aduaneiras.
GUERRA Sidney (2012) Curso de direito internacional público. 6. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris.
GUERRA Sidney (2011) Organizações Internacionais. Rio de Janeiro: Lumen Juris.
PILETTI Nélson (1995) O Mercosul e a sociedade global. São Paulo: Ática.
TRUCCO Marcelo (2010) “Fallo de las papeleras: ¿Una decisión salomónica?” El derecho. Disponível em www.elderecho.com.ar. Artigo publicado em 03 de maio de 2010.