Resumo
O processo de integração econômica na América Latina antecedeu a própria integração da Comunidade Europeia, concretizadas por meio das ações de Simon Bolívar, um idealista revolucionário que contribuiu de forma decisiva com o processo de independência de vários paí¬ses latino-americanos no século XIX, promovendo a integração econômica e cultural da América Latina. Nesse sentido, evidencia-se que Simón Bolívar, cujo sonho era recuperar a unidade latino-americana, lutou para realizar o primeiro tratado da união latino-americana, que foi o Tratado de União, que estabelecia a Liga e Confederação Perpétua entre as Repúblicas da Colômbia, Peru, América Central e o México e pela organização da Grã-Colômbia unindo Colômbia, Peru, Venezuela e Equador. Foi eleito presidente da Grã-Colômbia, mas com a destruição de seu ideal de união, renunciou ao poder.
Referências
ACCIOLY Elizabeth, GUERRA Sidney (2006) O direito internacional privado em uma perspectiva comparada: Cooperação judicial no Mercosul e União Europeia. Curso de direito internacional privado. Rio de Janeiro: Freitas Bastos.
ACCIOLY Elizabeth (2005) “Um olhar crítico sobre o Protocolo de Olivos para Solução de Controvérsias do Mercosul”. Temas de integração. 1º Semestre de 2005, n. 19, Coimbra: Editora Almedina.
ALMEIDA Paulo Roberto (1993) O Mercosul no contexto regional e internacional. São Paulo: Edições Aduaneiras.
GUERRA Sidney (2012) Curso de direito internacional público. 6. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris.
GUERRA Sidney (2011) Organizações Internacionais. Rio de Janeiro: Lumen Juris.
PILETTI Nélson (1995) O Mercosul e a sociedade global. São Paulo: Ática.
TRUCCO Marcelo (2010) “Fallo de las papeleras: ¿Una decisión salomónica?” El derecho. Disponível em www.elderecho.com.ar. Artigo publicado em 03 de maio de 2010.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Revista da Secretaria do Tribunal Permanente de Revisão