Até onde vão as políticas públicas na educação? Um olhar internacional e do MERCOSUL
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Educação
políticas públicas
documentos internacionais
Mercosul

Como Citar

Cicaré, A. C. (2019). Até onde vão as políticas públicas na educação? Um olhar internacional e do MERCOSUL. Revista Da Secretaria Do Tribunal Permanente De Revisão, 7(14), 295–312. https://doi.org/10.16890/rstpr.a7.n14.p295

Resumo

Do ponto de vista internacional, se reflete até que ponto se dirigem as políticas públicas na educação, observando o espirito do discurso de Irina Bokova (UNESCO - Milán, 2010). Com um sentido profundamente humanista, se efetua o chamado a uma construção de uma comunidade humana mundial; a educação, a comunicação, a cultura e as ciências, mostram-se adequadas para dar uma resposta sustentável aos problemas da humanidade. Revisando o objetivo de maximização do bem-estar para uma sociedade e sua identificação cronológica - crescimento, desenvolvimento económico, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento humano, desenvolvimento humano sustentável (DHS) - em concordância com o discurso, continua-se analisando a Declaração de Incheon - Educação 2030 - com o Marco de Ação para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. A III Conferencia Regional de Educação Superior - CRES 2018, Córdoba -, com o Plano de Ação para a Educação Superior na América Latina e Caribe, com a perspectiva do DHS e o compromisso com sociedades mais justas e igualitárias. Os Acordos de Cochabamba (2018) com a Hoja de Ruta Regional para a implementação do ODS4-E2030 na América Latina e Caribe. Enfim, analisa-se o trabalho do Mercosul Educativo na construção de uma consciência cidadã e uma identidade regional com o foco nos Direitos Humanos e no desenvolvimento dos Planos Estratégicos chegando ao Plano de Ação (SEM) 2016-2020, com objetivos e atividades em concordância com a Agenda 2030 (ONU), Meta 4 (ODS4).

https://doi.org/10.16890/rstpr.a7.n14.p295
PDF (Español (España))

Referências

BOKOVA, Irina. Un nuevo humanismo para el siglo XXI. UNESCO, 2010.

CICARE, Adriana C. Educación para la paz y el desarrollo humano como herramienta de integración regional. Cuadernos Sociales Iberoamericanos, 2015, n° 14/15.

DE PABLO, Juan C. Macroeconomía. Buenos Aires: Amorrortu, 1973.

ELIZALDE HEVIA, Antonio. Desarrollo Humano Sustentable: sus exigencias éticas, económicas y políticas. Disponible en http://www.rlc.fao.org/prior/recnat/pdf/dhumsus.PDF

FAJARDO, Luis. Desarrollo Humano Sustentable: concepto y naturaleza. Disponible en: http://www.scribd.com/.../Desarrollo-humano-sustentable

GALINDO, Miguel y MALGESINI, Graciela. Crecimiento económico. Principales teorías desde Keynes. Madrid: Ed. Mc Graw Hill, 1996.

MERCOSUR. Identidad MERCOSUR. Paz, Democracia e Integración Regional en América del Sur. Buenos Aires, 2012.

MERCOSUR. MERCOSUR educativo – Plan de Acción 2016 – 2020. Disponible en: http://www.mercosur.int

PERROTTA, Daniela y VAZQUEZ, Mariana. El MERCOSUR de las políticas públicas regionales. Las agendas en desarrollo social y educación. Montevideo: CEFIR, 2010.

PERROTTA, Daniela. “La vieja nueva agenda de la educación en el MERCOSUR”. Revista Densidades, 2013, n° 13.

PNUD. Informe sobre Desarrollo Humano, 1990.

PNUD. Informe sobre Desarrollo Humano. Madrid: PNUD, 1998.

UNESCO. IESALC. Conferencia Regional de Educación Superior de América Latina y el Caribe. Córdoba, 2018.

UNESCO. PNUD. UNFPA. UNHCR. ACNUR. UNICEF. ONU Mujeres. Grupo del Banco Mundial. OIT. Educación 2030 – Declaración de Incheon y Marco de Acción para la realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Revista da Secretaria do Tribunal Permanente de Revisão

Downloads

Não há dados estatísticos.