Resumo
Do ponto de vista internacional, se reflete até que ponto se dirigem as políticas públicas na educação, observando o espirito do discurso de Irina Bokova (UNESCO - Milán, 2010). Com um sentido profundamente humanista, se efetua o chamado a uma construção de uma comunidade humana mundial; a educação, a comunicação, a cultura e as ciências, mostram-se adequadas para dar uma resposta sustentável aos problemas da humanidade. Revisando o objetivo de maximização do bem-estar para uma sociedade e sua identificação cronológica - crescimento, desenvolvimento económico, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento humano, desenvolvimento humano sustentável (DHS) - em concordância com o discurso, continua-se analisando a Declaração de Incheon - Educação 2030 - com o Marco de Ação para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. A III Conferencia Regional de Educação Superior - CRES 2018, Córdoba -, com o Plano de Ação para a Educação Superior na América Latina e Caribe, com a perspectiva do DHS e o compromisso com sociedades mais justas e igualitárias. Os Acordos de Cochabamba (2018) com a Hoja de Ruta Regional para a implementação do ODS4-E2030 na América Latina e Caribe. Enfim, analisa-se o trabalho do Mercosul Educativo na construção de uma consciência cidadã e uma identidade regional com o foco nos Direitos Humanos e no desenvolvimento dos Planos Estratégicos chegando ao Plano de Ação (SEM) 2016-2020, com objetivos e atividades em concordância com a Agenda 2030 (ONU), Meta 4 (ODS4).
Referências
BOKOVA, Irina. Un nuevo humanismo para el siglo XXI. UNESCO, 2010.
CICARE, Adriana C. Educación para la paz y el desarrollo humano como herramienta de integración regional. Cuadernos Sociales Iberoamericanos, 2015, n° 14/15.
DE PABLO, Juan C. Macroeconomía. Buenos Aires: Amorrortu, 1973.
ELIZALDE HEVIA, Antonio. Desarrollo Humano Sustentable: sus exigencias éticas, económicas y políticas. Disponible en http://www.rlc.fao.org/prior/recnat/pdf/dhumsus.PDF
FAJARDO, Luis. Desarrollo Humano Sustentable: concepto y naturaleza. Disponible en: http://www.scribd.com/.../Desarrollo-humano-sustentable
GALINDO, Miguel y MALGESINI, Graciela. Crecimiento económico. Principales teorías desde Keynes. Madrid: Ed. Mc Graw Hill, 1996.
MERCOSUR. Identidad MERCOSUR. Paz, Democracia e Integración Regional en América del Sur. Buenos Aires, 2012.
MERCOSUR. MERCOSUR educativo – Plan de Acción 2016 – 2020. Disponible en: http://www.mercosur.int
PERROTTA, Daniela y VAZQUEZ, Mariana. El MERCOSUR de las políticas públicas regionales. Las agendas en desarrollo social y educación. Montevideo: CEFIR, 2010.
PERROTTA, Daniela. “La vieja nueva agenda de la educación en el MERCOSUR”. Revista Densidades, 2013, n° 13.
PNUD. Informe sobre Desarrollo Humano, 1990.
PNUD. Informe sobre Desarrollo Humano. Madrid: PNUD, 1998.
UNESCO. IESALC. Conferencia Regional de Educación Superior de América Latina y el Caribe. Córdoba, 2018.
UNESCO. PNUD. UNFPA. UNHCR. ACNUR. UNICEF. ONU Mujeres. Grupo del Banco Mundial. OIT. Educación 2030 – Declaración de Incheon y Marco de Acción para la realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4.