Resumo
Um dos fatores-chave para o estágio de desenvolvimento de um processo de integração econômica regional é dado pela gestão confiada às administrações aduaneiras, a qual varia de acordo com as fases de zona de livre comércio, união tarifária, união aduaneira, ou mercado comum. A participação das administrações aduaneiras e o papel a elas atribuído determina o grau de sua evolução. No MERCOSUL, com a aprovação do Código Aduaneiro (Decisão CMC N º 27/2010), que unifica os territórios aduaneiros dos Estados Partes, promovendo a livre circulação de mercadorias, e define com precisão as funções que as administrações aduaneiras devem exercer de maneira uniforme, adotam-se as medidas necessárias para a consolidação da união aduaneira, o último estágio no caminho para um mercado comum, objetivo final definido em 1991 por sua norma constitutiva, o Tratado de Assunção. Neste trabalho se realiza uma análise do envolvimento das administrações aduaneiras nas várias fases do processo de integração econômica em geral, e do MERCOSUL em particular.
Referências
BASALDUA, Ricardo Xavier. Introducción al Derecho Aduanero. Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 1988.
BASALDUA, Ricardo X. La Organización Mundial del Comercio y la regulación del comercio internacional. Buenos Aires: Ed. Lexis Nexis, 2007.
BASALDUA, Ricardo Xavier. MERCOSUR y Derecho de la Integración. Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 1999.
BERR, Claude J. y TREMEAU Henri. Le droit douanier, Communautaire et national. París: Ed. Económica, 2006.
DREYZIN de KLOR, Adriana. El Mercosur. Generador de una nueva fuente de Derecho internacional privado. Buenos Aires: Zavalía, 1997.
GARRELL, Federico Gualberto. La Aduana, su origen, su evolución. Buenos Aires: Ed. IARA, Buenos Aires, 1967.
HIRONORI Asakura. World History of the Customs and Tariffs, Ed. World Customs Organization, Bruselas, Bélgica. 2003
LYONS, Timothy. EC Customs Law. 2a ed. New York: Oxford University Press, 2008.
PELECHA ZOZAYA, Francisco. El Código Aduanero Comunitario y su aplicación en España. Madrid: Ed. Marcial Pons, 1995.
FERNANDEZ, Tiuna Benito. Fuentes y Prácticas del Derecho Aduanero Internacional. s.l.: Alin Editora,1998.