A democratização do acesso ao Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL por meio das Opiniões Consultivas
PDF (Español (España))

Palavras-chave

MERCOSUL
Sistema de solução de controvérsias
Opiniões Consultivas
Direito da Integração
Democracia
Jurisdição Internacional

Como Citar

Biacchi Gomes, E. (2014). A democratização do acesso ao Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL por meio das Opiniões Consultivas. Revista Da Secretaria Do Tribunal Permanente De Revisão, 49–63. https://doi.org/10.16890/rstpr.a2.n4.49

Resumo

O Protocolo de Olivos, 2002, que regulamenta o sistema de solução de controvérsias, estabeleceu interessante mecanismo de cooperação entre a jurisdição do Tribunal Permanente de Revisão e as jurisdições nacionais, com a finalidade de se buscar a construção do direito da integração no Mercosul. O sistema das Opiniões Consultivas foi adotado com base na experiência do Tribunal de Justiça (Reenvio Prejudicial), ainda que os efeitos das decisões sejam diversos, vez que este é vinculante, ao passo que a primeira não.Todavia, o sistema das Opiniões Consultivas, que foi recentemente regulamentado pelo Supremo Tribunal Federal, é um exemplo de como é possível democratizar o acesso, por parte dos particulares, ao Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL.

https://doi.org/10.16890/rstpr.a2.n4.49
PDF (Español (España))

Referências

CAMPOS João Mota de (2008) Manual de Direito Comunitário. 2a. ed. Curitiba: Juruá.

CAMPOS João Mota de e CAMPOS João Luiz Mota de (2008) Contencioso Comunitário. Curitiba: Juruá.

DUPUY René-Jean (1993) O direito internacional. Almedina: Coimbra.

GOMES Biacchi Eduardo (2010) Blocos Econômicos e Solução de Controvérsias. 3a. ed. Juruá.

GOMES Eduardo Biacchi (2012) “Protocolo de Olivos. Alterações no sistema de solução de controvérsias do Mercosul e perspectivas”. In:

BAPTISTA Luiz Olavo e MAZZUOLI Valério de Olivera (orgs.) Doutrinas Essenciais de Direito Internacional. São Paulo: Editora RT, p. 671/684.

GOMES Eduardo Biacchi (2012) “Tratados Internacionais”. In: BAPTISTA Luiz Olavo e MAZZUOLI Valério de Olivera (orgs.) Doutrinas Essenciais de Direito Internacional. São Paulo: Editora RT, p. 115 e 116.

GOMES Eduardo Biacchi e REIS Tarcisio Hardman (2005) Gloalização e Comércio Internacional no direito da integração. Rio de Janeiro: Lex/Aduaneiras.

KELSEN Hans (2000) Teoria Pura do Direito. São Paulo: Martins Fontes.

PEROTTI Alejandro D. (2008) Tribunal Permanente de Revisión y Estado de Derecho en el Mercosur. Buenos Aires: Marcial Pons.

VIEIRA Luciane Klein (2011) Interpretación y aplicación uniforme del Derecho de la Integración. Unión Europea, Comunidad Andina y Mercosur. Buenos Aires: B&F.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.