Prevenção das disputas internacionais de inversão
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Atração de investimento
Prevenção
Alerta precoce

Como Citar

Gonzalez Garcia, L. (2015). Prevenção das disputas internacionais de inversão. Revista Da Secretaria Do Tribunal Permanente De Revisão, 165–189. https://doi.org/10.16890/rstpr.a3.n5.165

Resumo

Os custos das arbitragens de investimento são, para a maioria dos países da América Latina, alarmantemente altos. Nos aspectos financeiros, os custos de procedimento superam milhões de dólares e há o risco de se ter que pagar centenas de milhões - ou inclusive bilhões - de dólares por danos compensatórios. No aspecto regulador, a arbitragem de investimentos não funciona como instrumento de correção na tomada de decisões governamentais. Por estas razões, o tempo para que os países da região possam redirecionar sua política de atração e proteção ao investimento estrangeiro vai até a prevenção de disputas internacionais na matéria de investimentos. O presente artigo propõe uma série de mecanismos de colaboração e transparência nas instituições públicas. Estes mecanismos de prevenção não devem ser substitutos da arbitragem de investimento. A arbitragem investidor–Estado deve ser analisada como uma ferramenta mais - e não como solução- para os governos da América Latina no fortalecimento do Estado de Direito e da segurança jurídica nas relações econômicas dos países. 

https://doi.org/10.16890/rstpr.a3.n5.165
PDF (Español (España))

Referências

OECD. “The Guidelines for Multinational Corporations”. In: Convention on Combating Bribery of Foreign Public Officials in International Business Transactions (Nov 1997). s.l: s.n., 1997.

OECD. Guidelines for Multinational Enterprises, Decision and Declaration on International Investment and Multinational Enterprises. s.l: s.n, 2000.

Real Academia Española. Diccionario de la lengua española. 22ª ed. Madrid: RAE, 2012.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Revista da Secretaria do Tribunal Permanente de Revisão

Downloads

Não há dados estatísticos.