30 anos de Ius Publicum Commune Europeu na Espanha
PDF

Como Citar

Alonso García, R. (2018). 30 anos de Ius Publicum Commune Europeu na Espanha. Revista Da Secretaria Do Tribunal Permanente De Revisão, 13–30. https://doi.org/10.16890/rstpr.a6.n12.p13

Resumo

Em novembro de 1988, quem escreve estas linhas, defendia sua Tese de Doutorado intitulada “Ao ius publicum commune europeu” na Universidade Complutense.

Meu propósito nas seguintes páginas será o de esboçar, com alguns exemplos extraídos de cada década, desde a entrada da Espanha, em janeiro de 1986, às –na época- Comunidades Europeias, o sucedido no contexto do Direito espanhol do ius commune de corte pública, cuja funcionalidade com relação aos setores da vida jurídica nacional situados à margem do raio de ação da atual União Europeia, consistiria não em deslocar, substituindo-os aos ordenamentos dos Estados membros, mas sim em atuar como um molde ao qual estes iriam se acomodando, procedendo esses Estados, ao elaborar e aplicar seu ius publicum proprium, não o fazendo de maneira isolada ou autônoma, mas sim à luz desse mos europaeus.

https://doi.org/10.16890/rstpr.a6.n12.p13
PDF

 

Downloads

Não há dados estatísticos.