Résumé
Quais seriam os desafios principais e as perspectivas atuais centrais do Tribunal Permanente de Revisão nos quinze anos de sua instalação na República do Paraguai? Fontes normativas, doutrinárias e práticas são utilizadas na tentativa de atender à proposta. Parte-se da defesa da centralidade dos sistemas institucionalizados de solução de controvérsias como requisito de identificação de organizações internacionais para demonstrar que o MERCOSUL não apenas cumpre o requisito como, também, conta com esse elemento em estado aperfeiçoado. A diplomacia ganha centralidade no debate quando analisado o tribunal como a estrutura possível na integração desejada e quando da identificação dos fatores positivos que levaram à escolha de sua sede. Conclui-se, finalmente, com panorama do avanço das funções atípicas do tribunal que promovem hoje, com sucesso, sua atuação ampliada.Références
CASELLA, Paulo Borba. BRIC: Uma perspectiva de cooperação internacional. São Paulo: Atlas, 2011.
MERCOSUL. CMC/DEC 01/05.
MERCOSUL. Protocolo de Brasília. 1991.
MERCOSUL. Protocolo de Olivos. 2002.
MERCOSUL. Protocolo de Ouro Preto. 1994.
MERCOSUL. Tratado de Assunção. 1991.
TAVARES, S. M.; VASCONCELOS, Raphael Carvalho. “La Competencia Consultiva del Tribunal Permanente de Revisión del MERCOSUR: Legitimación y Objeto”. Revista da Secretaria do Tribunal Permanente de Revisão, 2014, vol 2, nº 4, p. 117-133.
TJUE. Costa/Enel. 1964.
TJUE. Van Gend & Loos. 1963.
TPR. Laudo 01/2012.
VASCONCELOS, Raphael Carvalho de. Teoria do estado e a unidade do direito internacional - domesticando o rinoceronte. Belo Horizonte: Arraes, 2016.
VASCONCELOS, Raphael Carvalho. “Organizaciones internacionales y tratados asociativos: por una nueva clasificación de los sujetos de derecho internacional”. Revista da Secretaria do Tribunal Permanente de Revisão, 2015, vol 3, nº 6, p.178-206.